Copy é o diminutivo da palavra Copywriting que pode ser definida como a arte de escrever de maneira persuasiva com o objetivo de convencer o leitor a praticar uma determinada ação esperada pelo copywriter, como por exemplo, cadastrar o e-mail ou realizar uma compra.

O que é Copy E Como ser um Copywriter?

Copy é o diminutivo da palavra Copywriting que pode ser definida como a arte de escrever de maneira persuasiva com o objetivo de convencer o leitor a praticar uma determinada ação esperada pelo copywriter, como por exemplo, cadastrar o e-mail ou realizar uma compra.

Todos os dias vemos uma tonelada de conteúdo. Você tem postagens de blog, anúncios, páginas de vendas, e-mails, folhetos e postagens de mídia social.

Muitas dessas coisas costumam ser criadas por um Copywriter.

Eles descobrem uma forma de criar conteúdo que move as pessoas a agir (geralmente compram, mas também se inscrevem para algo ou clicam em um link).

Aqui está um exemplo:

Digamos que uma marca tenha uma página de vendas e receba 1 em cada 100 pessoas que acessam a página para comprar.

Eles querem ganhar mais dinheiro, então contratam um Copywriting para refazer a página de vendas. Com esta nova página, agora 5 em cada 100 pessoas que acessam compram. A marca está entusiasmada porque agora eles estão ganhando muito mais dinheiro, tudo por causa de suas excelentes habilidades do Copywriting.

Por que você deve aprender como se tornar um Copywriting?

A resposta para isso é realmente muito simples.

Você quer que as pessoas comprem coisas e para isso você tem que aprender a usar uma Copy persuasiva.

Mesmo se você estiver fazendo algo tão simples como escrever uma legenda para o Instagram, quanto mais persuasivo for o seu conteúdo, melhor para você a longo prazo.

Aprender como se tornar persuasivo com suas palavras – compensa no longo prazo, independentemente do tipo de conteúdo que você escreve.

Você pode aplicar as habilidades da Copy em qualquer coisa que escreva, desde e-mails para um cliente até postagens em blogs e tweets. Quanto melhor e mais persuasivo você for, mais oportunidades terá.

De que forma um Copywriter pode trabalhar?

A profissão de copywriter é muito versátil. Esse profissional pode escrever para diversos canais, nas mais diferentes mídias e em formatos distintos.

Vamos conhecer alguns desses formatos e tipos de texto que podem ser produzidos por um copywriter.

  • Conteúdos para anúncios
  • Os anúncios, sejam eles produzidos para o ambiente digital ou para o meio offline, tem como principal objetivo vender um produto ou serviço.
  • Sendo assim, o profissional mais indicado para produzir o texto que fará parte disso.

Considerando a importância que o marketing digital ganhou nos últimos anos e que as empresas estão destinando boa parte das suas verbas para publicidade para campanhas online, a escrita persuasiva para internet tornou-se ainda mais relevante.

Textos de Landing Pages

Landing pages são páginas criadas para campanhas específicas, com o objetivo exclusivo de gerar uma conversão, seja ela uma venda ou a aquisição de um lead.

Sendo assim, seu texto deve ser muito bem construído, de maneira estratégica, para persuadir o cliente a realizar a ação que é esperada.

Escrever artigos para blogs

Os blogs ainda são ferramentas muito importantes para as empresas marcarem seu lugar no ambiente digital. E o conteúdo produzido para eles pode ter um viés mais voltado para conversões também.

Desenvolver roteiro para vídeo

Muitas vezes, mesmo sem saber, vemos vídeos totalmente produzidos com o objetivo de vender. Todo o conteúdo falado ou escrito no filme é cheio de técnicas de copywriting.

Por isso, o profissional ideal para elaborar o roteiro desses vídeos, usando todas as técnicas necessárias para criar um conteúdo persuasivo e atraente.

Conteúdo para email marketing

A verdade é que os e-mails marketing são uma ferramenta importantíssima dentro de uma estratégia de marketing digital.

Por essa razão, é fundamental que o conteúdo do e-mail seja muito bem desenvolvido.

O profissional de copywriting pode fazer isso de forma estratégica, tornando essa ferramenta ainda mais eficaz.

Pratique a escrita (e construa seu portfólio)

Aqui estão algumas oportunidades de prática perfeita nas quais você pode trabalhar hoje:

Escreva uma copy para o seu negócio. Mesmo se você não tiver um site, ainda poderá escrever uma descrição sólida de sua empresa.

Ofereça-se para escrever para seus amigos ou familiares se eles tiverem pequenas empresas que precisem de uma Copy.

Escreva um e-mail de argumento de venda para o cliente dos seus sonhos.

Faça postagens nas redes sociais, sempre com uma boa Copy na legenda, pois assim você pode ver a interação das pessoas e ir melhorando, conforme pratica.

Encontre o seu nicho de Copywriter

Com alguma prática de Copy, você pode começar a ter uma ideia do nicho que deseja seguir.
Nicho é uma área específica com o público-alvo que você vai atingir como Copywriter.

“Mas por que eu iria querer me limitar? Eu não conseguiria mais trabalho se me abrisse para mais pessoas? ”

Mas você realmente conseguirá encontrar mais trabalho e cobrar mais se segmentar seu público e sua especialização.

Então, primeiro, pense sobre o papel que você deseja possuir – e há muitos deles.

  • Emails / funis de vendas
  • Redes sociais / gestão da comunidade
  • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
  • Publicidade digital (PPC)
  • Postagens / artigos de blog
  • Scripts de vídeo / podcast
  • Não há uma resposta certa aqui. O importante é você escolher o que é interessante para você e começar. E você sempre pode alterá-lo mais tarde, se não for o ajuste certo.

Agora você vai abrir um nicho no seu mercado-alvo.

Estes serão seus clientes em potencial. Pergunte a si mesmo:

  • Em que setor eles estão?
  • Quais são os seus serviços?
  • Como eles usam a Copy atualmente?

Assim que tiver a resposta para essas perguntas, você pode definir sua função.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Redator de funil de e-mail para empresas de SaaS
  • Gerente de mídia social para organizações sem fins lucrativos
  • Postagens de blog para sites de finanças pessoais

Ou melhor, você pode criar seu próprio negócio do zero, usando a Copy para persuadir as pessoas a comprar seu produto.
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Estruturar Uma Copy Persuasiva

Você pode utilizar a copy persuasiva em qualquer tipo de conteúdo, como por exemplo, em e-mails, artigos de blog, e-book…

Em uma copy persuasiva precisa conter alguns elementos para que seja bem-sucedida, mesmo quando o objetivo do copywriting não for vender.

Em páginas de vendas, a copy persuasiva fica mais clara, pois é escrita com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma compra.

Copywriting e a oferta irresistível

Depois de compreender a importância de mostrar os recursos em sua copy, o próximo ponto que você precisa saber é como criar uma oferta irresistível.

Veja agora como criar uma oferta em sua copywriting e que tem grande poder de converter.

E como você cria essa oferta irresistível?

É simples, você só precisa contar uma história que as pessoas queiram ouvir e que sejam conduzidas a realizar a compra, de forma natural.

O antigo modelo de venda em que o vendedor oferece um produto de maneira forçada já não funciona mais.

Hoje, você só consegue convencer as pessoas a comprarem o seu produto quando cria uma oferta irresistível.

E essa oferta são as seguintes:

Atração: Primeiro atraia seu público alvo, para fazer isso você primeiro precisa chamar atenção dessa pessoa, tocar em uma dor dela, fazer ela perceber que precisa daquilo, e quando ela ter sua atenção, você vai fazer uma isca digital, que é um meio de captar algum contato dessa pessoa, seja por e-mail ou whatsapp, para que mais tarde você possa mandar conteúdos que lhe é de enteresse, para que finalmente ela possa comprar de você.

Com isso, você cria um relacionamento com está pessoa, e ela pode não só comprar um produto de você, mas muitos outros.

Por isso é tão importante fazer ofertas irresistíveis, e quando você aprende Copy, tudo fica mais fácil.
Você entrega um conteúdo de valor ao seu cliente, você muda a vida de uma pessoa que automaticamente muda a sua.

Erros comuns no Copywriting

Conheça os erros mais cometidos em uma copy e que você deve evitar:

Conteúdo pobre: Um conteúdo pobre é um dos principais motivos de um copywriting ruim.

Para você conseguir vender o seu produto é necessário criar um texto coerente, bem escrito e relevante para o seu público-alvo.

Não prejudique todo o seu negócio publicando um conteúdo sem qualidade.

De nada adianta criar um conteúdo rico em informações e de excelente qualidade se você ou o produto que você promove não transmitir confiança e credibilidade ao seu público-alvo.

Não ter foco: Para que a copywriting seja eficiente, você precisa focar em um único público, mesmo que a sua audiência seja formada por vários sub públicos.

Usar vocabulário muito técnico: Embora em muitos segmentos seja necessário utilizar um vocabulário mais técnico (como é o caso do marketing digital, por exemplo), você não precisa abusar deles, pois, a sua audiência nem sempre está familiarizada com os termos, principalmente o público mais recente, que está começando.

Então, procure utilizar um vocabulário mais simples, transmitindo as suas ideias de maneira clara.

Não falar dos benefícios do produto ou serviço: As pessoas não estão interessadas nas características do seu produto, mas sim em resolver o problema que elas possuem.

Portanto, você deve falar sobre as vantagens que a pessoa terá através da solução que o seu produto ou serviço oferece e não apenas sobre as características dele.

Não ir direto ao ponto: Outro erro bastante comum entre os empreendedores é tentar criar uma copy que dá muitas voltas e não chega ao ponto que interessa.

Crie um copywriting que entregue o que promete, sem dar tantas voltas, seja direto, simples e prático, as pessoas percebem isso, e você ganha mais credibilidade.

Entendeu o quanto é importante aprender Copy para ser um bom Copywriter? É algo fundamental para todos os segmentos da sua vida e principalmente do seu negócio.

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