Copy é o diminutivo da palavra Copywriting que pode ser definida como a arte de escrever de maneira persuasiva com o objetivo de convencer o leitor a praticar uma determinada ação esperada pelo copywriter, como por exemplo, cadastrar o e-mail ou realizar uma compra.
O que é Copy E Como ser um Copywriter?
Copy é o diminutivo da palavra Copywriting que pode ser definida como a arte de escrever de maneira persuasiva com o objetivo de convencer o leitor a praticar uma determinada ação esperada pelo copywriter, como por exemplo, cadastrar o e-mail ou realizar uma compra.
Todos os dias vemos uma tonelada de conteúdo. Você tem postagens de blog, anúncios, páginas de vendas, e-mails, folhetos e postagens de mídia social.
Muitas dessas coisas costumam ser criadas por um Copywriter.
Eles descobrem uma forma de criar conteúdo que move as pessoas a agir (geralmente compram, mas também se inscrevem para algo ou clicam em um link).
Aqui está um exemplo:
Digamos que uma marca tenha uma página de vendas e receba 1 em cada 100 pessoas que acessam a página para comprar.
Eles querem ganhar mais dinheiro, então contratam um Copywriting para refazer a página de vendas. Com esta nova página, agora 5 em cada 100 pessoas que acessam compram. A marca está entusiasmada porque agora eles estão ganhando muito mais dinheiro, tudo por causa de suas excelentes habilidades do Copywriting.
Por que você deve aprender como se tornar um Copywriting?
A resposta para isso é realmente muito simples.
Você quer que as pessoas comprem coisas e para isso você tem que aprender a usar uma Copy persuasiva.
Mesmo se você estiver fazendo algo tão simples como escrever uma legenda para o Instagram, quanto mais persuasivo for o seu conteúdo, melhor para você a longo prazo.
Aprender como se tornar persuasivo com suas palavras – compensa no longo prazo, independentemente do tipo de conteúdo que você escreve.
Você pode aplicar as habilidades da Copy em qualquer coisa que escreva, desde e-mails para um cliente até postagens em blogs e tweets. Quanto melhor e mais persuasivo você for, mais oportunidades terá.
De que forma um Copywriter pode trabalhar?
A profissão de copywriter é muito versátil. Esse profissional pode escrever para diversos canais, nas mais diferentes mídias e em formatos distintos.
Vamos conhecer alguns desses formatos e tipos de texto que podem ser produzidos por um copywriter.
- Conteúdos para anúncios
- Os anúncios, sejam eles produzidos para o ambiente digital ou para o meio offline, tem como principal objetivo vender um produto ou serviço.
- Sendo assim, o profissional mais indicado para produzir o texto que fará parte disso.
Considerando a importância que o marketing digital ganhou nos últimos anos e que as empresas estão destinando boa parte das suas verbas para publicidade para campanhas online, a escrita persuasiva para internet tornou-se ainda mais relevante.
Textos de Landing Pages
Landing pages são páginas criadas para campanhas específicas, com o objetivo exclusivo de gerar uma conversão, seja ela uma venda ou a aquisição de um lead.
Sendo assim, seu texto deve ser muito bem construído, de maneira estratégica, para persuadir o cliente a realizar a ação que é esperada.
Escrever artigos para blogs
Os blogs ainda são ferramentas muito importantes para as empresas marcarem seu lugar no ambiente digital. E o conteúdo produzido para eles pode ter um viés mais voltado para conversões também.
Desenvolver roteiro para vídeo
Muitas vezes, mesmo sem saber, vemos vídeos totalmente produzidos com o objetivo de vender. Todo o conteúdo falado ou escrito no filme é cheio de técnicas de copywriting.
Por isso, o profissional ideal para elaborar o roteiro desses vídeos, usando todas as técnicas necessárias para criar um conteúdo persuasivo e atraente.
Conteúdo para email marketing
A verdade é que os e-mails marketing são uma ferramenta importantíssima dentro de uma estratégia de marketing digital.
Por essa razão, é fundamental que o conteúdo do e-mail seja muito bem desenvolvido.
O profissional de copywriting pode fazer isso de forma estratégica, tornando essa ferramenta ainda mais eficaz.
Pratique a escrita (e construa seu portfólio)
Aqui estão algumas oportunidades de prática perfeita nas quais você pode trabalhar hoje:
Escreva uma copy para o seu negócio. Mesmo se você não tiver um site, ainda poderá escrever uma descrição sólida de sua empresa.
Ofereça-se para escrever para seus amigos ou familiares se eles tiverem pequenas empresas que precisem de uma Copy.
Escreva um e-mail de argumento de venda para o cliente dos seus sonhos.
Faça postagens nas redes sociais, sempre com uma boa Copy na legenda, pois assim você pode ver a interação das pessoas e ir melhorando, conforme pratica.
Encontre o seu nicho de Copywriter
Com alguma prática de Copy, você pode começar a ter uma ideia do nicho que deseja seguir.
Nicho é uma área específica com o público-alvo que você vai atingir como Copywriter.
“Mas por que eu iria querer me limitar? Eu não conseguiria mais trabalho se me abrisse para mais pessoas? ”
Mas você realmente conseguirá encontrar mais trabalho e cobrar mais se segmentar seu público e sua especialização.
Então, primeiro, pense sobre o papel que você deseja possuir – e há muitos deles.
- Emails / funis de vendas
- Redes sociais / gestão da comunidade
- Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
- Publicidade digital (PPC)
- Postagens / artigos de blog
- Scripts de vídeo / podcast
- Não há uma resposta certa aqui. O importante é você escolher o que é interessante para você e começar. E você sempre pode alterá-lo mais tarde, se não for o ajuste certo.
Agora você vai abrir um nicho no seu mercado-alvo.
Estes serão seus clientes em potencial. Pergunte a si mesmo:
- Em que setor eles estão?
- Quais são os seus serviços?
- Como eles usam a Copy atualmente?
Assim que tiver a resposta para essas perguntas, você pode definir sua função.
Aqui estão alguns exemplos:
- Redator de funil de e-mail para empresas de SaaS
- Gerente de mídia social para organizações sem fins lucrativos
- Postagens de blog para sites de finanças pessoais
Ou melhor, você pode criar seu próprio negócio do zero, usando a Copy para persuadir as pessoas a comprar seu produto.
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Estruturar Uma Copy Persuasiva
Você pode utilizar a copy persuasiva em qualquer tipo de conteúdo, como por exemplo, em e-mails, artigos de blog, e-book…
Em uma copy persuasiva precisa conter alguns elementos para que seja bem-sucedida, mesmo quando o objetivo do copywriting não for vender.
Em páginas de vendas, a copy persuasiva fica mais clara, pois é escrita com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma compra.
Copywriting e a oferta irresistível
Depois de compreender a importância de mostrar os recursos em sua copy, o próximo ponto que você precisa saber é como criar uma oferta irresistível.
Veja agora como criar uma oferta em sua copywriting e que tem grande poder de converter.
E como você cria essa oferta irresistível?
É simples, você só precisa contar uma história que as pessoas queiram ouvir e que sejam conduzidas a realizar a compra, de forma natural.
O antigo modelo de venda em que o vendedor oferece um produto de maneira forçada já não funciona mais.
Hoje, você só consegue convencer as pessoas a comprarem o seu produto quando cria uma oferta irresistível.
E essa oferta são as seguintes:
Atração: Primeiro atraia seu público alvo, para fazer isso você primeiro precisa chamar atenção dessa pessoa, tocar em uma dor dela, fazer ela perceber que precisa daquilo, e quando ela ter sua atenção, você vai fazer uma isca digital, que é um meio de captar algum contato dessa pessoa, seja por e-mail ou whatsapp, para que mais tarde você possa mandar conteúdos que lhe é de enteresse, para que finalmente ela possa comprar de você.
Com isso, você cria um relacionamento com está pessoa, e ela pode não só comprar um produto de você, mas muitos outros.
Por isso é tão importante fazer ofertas irresistíveis, e quando você aprende Copy, tudo fica mais fácil.
Você entrega um conteúdo de valor ao seu cliente, você muda a vida de uma pessoa que automaticamente muda a sua.
Erros comuns no Copywriting
Conheça os erros mais cometidos em uma copy e que você deve evitar:
Conteúdo pobre: Um conteúdo pobre é um dos principais motivos de um copywriting ruim.
Para você conseguir vender o seu produto é necessário criar um texto coerente, bem escrito e relevante para o seu público-alvo.
Não prejudique todo o seu negócio publicando um conteúdo sem qualidade.
De nada adianta criar um conteúdo rico em informações e de excelente qualidade se você ou o produto que você promove não transmitir confiança e credibilidade ao seu público-alvo.
Não ter foco: Para que a copywriting seja eficiente, você precisa focar em um único público, mesmo que a sua audiência seja formada por vários sub públicos.
Usar vocabulário muito técnico: Embora em muitos segmentos seja necessário utilizar um vocabulário mais técnico (como é o caso do marketing digital, por exemplo), você não precisa abusar deles, pois, a sua audiência nem sempre está familiarizada com os termos, principalmente o público mais recente, que está começando.
Então, procure utilizar um vocabulário mais simples, transmitindo as suas ideias de maneira clara.
Não falar dos benefícios do produto ou serviço: As pessoas não estão interessadas nas características do seu produto, mas sim em resolver o problema que elas possuem.
Portanto, você deve falar sobre as vantagens que a pessoa terá através da solução que o seu produto ou serviço oferece e não apenas sobre as características dele.
Não ir direto ao ponto: Outro erro bastante comum entre os empreendedores é tentar criar uma copy que dá muitas voltas e não chega ao ponto que interessa.
Crie um copywriting que entregue o que promete, sem dar tantas voltas, seja direto, simples e prático, as pessoas percebem isso, e você ganha mais credibilidade.
Entendeu o quanto é importante aprender Copy para ser um bom Copywriter? É algo fundamental para todos os segmentos da sua vida e principalmente do seu negócio.
E se você ainda não começou seu negócio online e ainda não escalou muito neste meio, aprenda tudo
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