Aprenda a Investir em Ações Para Iniciantes

Investir em ações é mais fácil do que os iniciantes podem pensar – tudo o que você precisa é de uma conta de corretora online para começar.

Investir em ações: o básico


Investir em ações significa apenas comprar pequenas ações de propriedade de uma empresa pública.

Essas pequenas ações são conhecidas como ações da empresa e, ao investir nelas, você espera que a empresa cresça e tenha um bom desempenho com o tempo.

Se isso acontecer, suas ações podem se tornar mais valiosas e outros investidores podem estar dispostos a comprá-las de você por mais do que você pagou por elas. Isso significa que você pode ter lucro se decidir vendê-los.

Uma das melhores maneiras para os iniciantes começarem a investir no mercado de ações é colocar dinheiro em uma conta de investimento online que são as Corretoras, que pode então ser usada para investir em ações ou fundos mútuos de ações.

Algumas Corretoras para Investir em Ações no Brasil 🇧🇷:

NuInvest
Rico
BTG Pactual
Clear Corretora
Toro Investimentos
Órama

Corretoras de Valores Para Investir no Exterior 🇺🇸:

Avenue
Passfolio


Aprenda a diferença entre investir em ações e fundos

Indo pelo caminho do faça-você-mesmo? Não se preocupe. O investimento em ações não precisa ser complicado. Para a maioria das pessoas, investir no mercado de ações significa escolher entre estes dois tipos de investimento:

Fundos mútuos de ações ou fundos negociados em bolsa.

Os fundos mútuos permitem que você compre pequenos pedaços de muitas ações diferentes em uma única transação.

Exemplo, tem as ações da Apple, para não ficar tão caro comprar, você compra uma parcela de 1 ação da empresa.

Os fundos de índice e ETFs é basicamente, um grupo de investidores que analisam as melhores empresas, que vão gerar um bom lucro naquele mês, e o que você tem que fazer é investir, e é cobrado uma pequena taxa pelo trabalho desses investidores. Mas na maioria dos ETFs á grandes empresas, então ao invés de investir em só uma, você investe em um grande segmento.

Exemplo: ” Vou investir na Apple, mas com o ETFs eu posso investir na Apple, Microsoft, Amazon e entre outros empresas no ramo da tecnologia.”

Isso diversifica seus investimentos e faz com que você possa ganhar mais com essas grande empresas, a longo prazo!

Quando você investe em um fundo, também possui pequenas parcelas de cada uma dessas empresas. Você pode colocar vários fundos juntos para construir um portfólio diversificado.

Ações individuais.

Se você está atrás de uma empresa específica, pode comprar uma única ação ou algumas ações como uma forma de mergulhar nas águas do mercado de ações.

Construir um portfólio diversificado de muitas ações individuais é possível, mas requer um investimento significativo.

A vantagem dos fundos mútuos de ações é que eles são diversificados por natureza, o que diminui o risco. Para a grande maioria dos investidores – especialmente aqueles que estão investindo suas economias para a aposentadoria – uma carteira composta principalmente de fundos mútuos é a escolha certa.

Mas os fundos mútuos não devem subir de forma meteórica, como pode acontecer com algumas ações individuais. A vantagem das ações individuais é que uma escolha sábia pode render muito, mas as chances de que qualquer ação individual o torne rico são extremamente pequenas.

Quanto dinheiro preciso para começar a investir em ações?


A quantidade de dinheiro que você precisa para comprar uma ação individual depende de quão caras são as ações.

(Os preços das ações podem variar, mas você pode começar a investir com apenas R$ 15,00 reais ou $10 doláres)

Pesquise a melhor corretora com o melhor preço para fazer os investimentos.

Analise gráficos e comece com pouco até ir conhecendo melhor o mercado e sempre diversifique seus investimentos. Invista a longo prazo e tenha paciência.

Quanto dinheiro devo investir em ações?

Se você está investindo por meio de fundos – já mencionamos que essa é a preferência da maioria dos consultores financeiros? – você pode alocar uma parte bastante grande de sua carteira para fundos de ações, especialmente se tiver um horizonte de longo prazo.

Uma pessoa de 30 anos que investe para se aposentar pode ter 80% de sua carteira em fundos de ações; o resto seria em fundos de obrigações. Ações individuais são outra história. Uma regra geral é mantê-los em uma pequena parte de sua carteira de investimentos.

Resumão:

“Gostei da ideia de investir em ações, mas e agora o que eu faço?”

Pesquise mais a fundo sobre as corretores que lhe indiquei neste post e escolha a sua, e o próximo passo é fazer a conta nesta corretora e conhecer a plataforma, ou seja fussa em tudo mesmo.

Depois de fazer todo o cadastro na corretora, você vai transferir o dinheiro que você pode investir, e vai analisar qual empresa você quer colocar seu dinheiro.

E para saber qual você vai investir, você vai análisar nos últimos 5 anos para ver se a empresa é consistente em seus lucros.

Então temos que olhar o 5 pilhares antes de investir

  1. A receita líquida tem que ser instável ou crescente
  2. Lucro líquido, instável ou crescente
  3. O Roe de pelo menos 15%
  4. Margem líquida de pelo menos 15%
  5. Dívida líquida tem que ser menor que 3

Esses são os 5 pilares, se a empresa estiver dentro desses 5 pilares, você estará em uma margem de segurança maravilhosa.

Mas esses 5 pilares tem que estar assim, em 5 anos.

Essa é a tabela que você encontra se procurar pelo Fundamentei e pelas ações da Itausa (ITSA4)

Sites para analisar as ações:

Fundamentus

Fundamentei

O que está esperando para começar a investir e deixar o dinheiro trabalha para você?

Tags: | | | | | | | | | | | | | | | |

About the Author

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *